4 de out. de 2012

Construção do número: Intervenções e Invenções.


O sistema numérico tornou-se um instrumento cultural central em nossa sociedade, o qual a criança tem que se apropriar do conceito de número. Assim, as noções matemáticas envolvidas nesse sistema podem ser construídas a partir das situações do dia-a-dia, cabendo ao professor apoiar o desenvolvimento do pensamento lógico matemático. É possível proporcionar a construção do pensamento numérico utilizando jogos em grupo e situações do cotidiano, que podem ser o conteúdo da vida das crianças e as situações apresentadas em aula.
Estes momentos são proporcionados por meio de experiências diversificadas que promovam habilidades de classificar, seriar e ordenar juntamente a uma metodologia que permita às crianças encontrarem suas próprias soluções, que as debatam com os seus colegas, num pequeno grupo, ou mesmo com todo o grupo, apoiando a explicitação do porquê da resposta num processo de reflexão. A construção do conceito de número mostra que este é construído por cada criança a partir de todos os tipos de relações que ela cria entre os objetos. Quanto mais diversificadas as experiências, melhores são as possibilidades de compreensão deste. Como as relações estabelecidas são próprias de cada sujeito, podemos afirmar que o número é uma construção interna e individual da criança.
Para ajudar a construção do conhecimento matemático autônomo e produtivo, pelos alunos, é necessário incentivar a experimentação, valorizar as estratégias escolhidas por eles para resolver um problema, incentivar que tentem expor, por escrito ou oralmente. Ou seja, a sala de aula deve proporcionar momentos de produção e reflexão individual para os alunos.
Partindo do pressuposto que a criança constrói os conceitos através da experiência com objetos e da interação social, é de grande importância a manipulação de materiais de contagem e do cotidiano, e discussões que antecedam a realização de atividades propriamente matemáticas.
 A ação do professor é extremamente necessária durante o processo, pois é ele que vai efetuar a seleção do material apropriado às questões mais significativas, bem como apresentar as atividades de forma sequenciada que leve a uma abstração gradativa.
Na aprendizagem da matemática e na construção do número é fundamental que a criança se aproprie dos conceitos que antecedam à escrita do número propriamente dita. Daí a necessidade da construção dos conceitos de classificação, seriação, inclusão, conservação e outros em uma matemática viva, dinâmica e significativa.
A formação do conceito de número muitas vezes é confundida pelo reconhecimento dos algarismos, escrita e domínio da contagem numérica, no entanto, é mais que isso, o processo é longo e complexo.
 No início é fundamental a noção de quantidade através das comparações de elementos, a princípio com poucas quantidades aumentando-as gradativamente. É preciso variar muito os materiais e o contexto (atividades ou jogos). A criança precisa se sentir desafiada a experimentar, conhecer o novo, criar estratégias e confrontar os dados da intuição com os da lógica.
 As atividades devem ser escolhidas considerando o interesse das crianças, suas necessidades e o estágio de desenvolvimento em que se encontram.  Devem ser realizadas coletivamente e cooperativamente, pois as brincadeiras, construções e jogos levam às trocas, comparações e descobertas estratégicas e por meio delas o professor obtêm informações a respeito do que as crianças conhecem, como e o que estão aprendendo, como pensam e como estão evoluindo.
 A motivação é importante para que a aprendizagem aconteça de fato, portanto, antes do início de qualquer processo de ensino, é preciso ver quais as motivações do aluno e procurar adequá-las às atividades.
O conhecimento de como a criança constrói o conceito de número é fundamental para que os professores possam planejar a sua intervenção educativa com estratégias e atividades que favoreçam esta construção e tornem o número significativo para o contexto na qual estão inseridas.  Um aluno passivo tem poucas oportunidades de aprender Matemática. É necessário agir, discutir, refletir, propor soluções e buscar caminhos para a solução de um problema. Nesta perspectiva, os erros cometidos pelos alunos adquirem todo um novo significado. O professor, ao analisá-los, poderá perceber o raciocínio desenvolvido pelo aluno e buscar estratégias e questionamentos que o levem a avançar e perceber seus enganos.
O professor então precisa compreender claramente as ideias matemáticas de correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, ordem, inclusão e conservação e possibilitar a apropriação destes pelos seus alunos. Sem o domínio desses processos, as crianças poderão até dar respostas corretas, mas certamente sem compreendê-las.

Bibliografia:

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